PAPSummer

Estágios de verão nos EUA e Canadá para estudantes portugueses

Estudantes

Alunos seleccionados
ja foram contatados

MISSÃO

O PAPSummer é um projeto relativamente recente da PAPS (Portuguese-American Postgraduate Society) que tem como objectivo dar a oportunidade e o privilégo a estudantes portugueses do ensino superior de realizar um estágio, com a duração de 4 semanas, em universidades, centros de investigação ou empresas / organizações nos Estados Unidos da América e Canadá.

Os estudantes poderão fazer parte de uma universidade ou empresa de renome mundial, o que poderá abrir portas para o seu futuro, seja num doutoramento ou mais focado no empreendedorismo.

A ideia da realização dos estágios PAPSummer surgiu com o objectivo não só de trazer estudantes portugueses a estagiar nos EUA e Canadá, mas também de aproximar os membros da PAPS de Portugal. A primeira edição deste programa, o PAPSummer 2015, foi extremamente bem sucedida, recebendo mais de 500 candidaturas de estudantes de todos os pontos do país e das mais diversas áreas de estudo. O PAPSummer 2015 contou com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, Axis Advisors LLC, WeDo Technologies e do Consulado de Portugal em Nova Iorque. Foram atribuídas bolsas de estágio a oito estudantes portugueses do Ensino Superior, que desenvolveram projetos em prestigiadas universidades e instituições nos Estados Unidos da América, incluindo a Harvard Medical School, o Space Telescope Science Institute (NASA), o Consulado-Geral de Portugal em Nova-Iorque, e a empresa de consultoria Axis Advisors, LLC.

Os alunos retrataram esta experiência como “inestimável e inesquecível”: “Façam-no! Simplesmente isto. Não hesitem, não pensem duas vezes, candidatem-se! É sem dúvida das experiências mais enriquecedoras que alguma vez terão na vida.”
Para mais testemunhos, clique aqui.

A PAPS deseja contribuir para o desenvolvimento e o reconhecimento de Portugal no estrangeiro, e acredita que o projecto PAPSummer pode contribuir de forma significativa para este objectivo. A PAPS está também empenhada no sucesso da comunidade pós-graduada portuguesa nos EUA e Canadá e acredita que promover o conhecimento, e estabelecer novas colaborações com Portugal são essenciais.

O que é o PAPSummer?

O PAPSummer é um projecto da PAPS que pretende dar a oportunidade a estudantes de nacionalidade portuguesa, a frequentar licenciatura ou mestrado num estabelecimento de ensino superior em Portugal, de desenvolver um estágio nos Estados Unidos da América ou Canadá.

Qual a duração do estágio?

O estágio terá a duração máxima de 4 semanas, e será realizado entre 1 de Julho e 30 de Setembro, sob orientação de um membro PAPS.

Quem pode ser Orientador PAPSummer?

São elegíveis para orientadores de um projecto PAPSummer os membros da PAPS que estejam inseridos numa instituição de ensino superior, centro de investigação ou empresa / organização nos EUA ou Canadá.
Caso cumpra estes requisitos, mas ainda não esteja registado como membro da PAPS, pode fazê-lo aqui.

Quem se pode candidatar a uma bolsa PAPSummer?

Podem-se candidatar todos os estudantes que cumpram os seguintes requisitos:
  • ter nacionalidade portuguesa.
  • frequentar o 3º ano de Licenciatura (ou mestrado integrado) ou superior, ou estudantes de Mestrado, numa instituição de Ensino Superior em Portugal.
  • São ainda elegíveis os estudantes que tenham concluído o grau de Licenciatura ou Mestrado há menos de um ano relativamente à data de abertura da candidatura ao estagio e que nao estejam associados a uma instituição fora de Portugal na altura da candidatura ao estagio.
  • Não são elegíveis estudantes que estejam inscritos num programa de doutoramento, numa instituição Portuguesa ou estrangeira.

O que é que a bolsa vai incluir?

As bolsas PAPSummer serão atribuídas com o intuito de suportar os custos de deslocação, alojamento e estadia do(s) estudante(s), durante o tempo de realização do estágio.

Como ser parceiro PAPSummer?

Caso queira patrocinar o programa de estágios PAPSummer 2016, contacte-nos através do email papsummer@papsonline.org

CONTACTE-NOS

Email: papsummer@papsonline.org